terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seleção brasileira

Felipão caminhou um pouco mais para definir seu grupo para a Copa do Mundo.Agora só tem mais 2 convocações antes da lista final.

No gol Jülio César e Jéferson estão dentro,preocupa apenas a condição física do goleiro do QPR,a terceira vaga ficou mais perto de Cavalieri que jogou contra Zâmbia,se Victor for muito bem no primeiro semestre de 14 pode sonhar,mas é uma vaga mais importante para o atleta do que para o time,já que dificilmente o escolhido vai jogar.

Nas laterais Maicon nos jogos contra Austrália e Portugal praticamente se garantiu e Maxwell está perto,já tinha ido bem contra Portugal e repetiu a boa atuação diante de Zâmbia,Dani Alves e Marcelo estão garantidos faz tempo.

Na zaga Thiago Silva,David Luiz e Dante estão dentro,resta a última vaga.Dedé deu passos importantes,mas ainda tem disputa aberta com Henrique e Réver,o meu favorito seria Miranda,mas parece fora dos planos.

No meio Luís Gustavo,Paulinho,Ramires,Hernanes e Oscar vão para a Copa.Lucas Leiva foi bem contra Zàmbia,acredito que está perto de ganhar a vaga de Fernando.O jogador do Liverpool realmente está mais preparado e deve ir ao Mundial.

Hulk,Bernard e Neymar estão garantidos entre os meias-atacantes.O ex-jogador do Galo mostra muita personalidade,aproveitou bem as chances.

Já Lucas perde cada vez mais espaço,contra Zâmbia não foi bem de novo,já tinha sido ultrapassado por Bernard e hoje corre risco real de ficar fora da Copa.Acredito que para os jogos de novembro Felipão vai testar uma nova alternativa,acho que os candidatos são William(Chelsea),Coutinho(Liverpool) e Diego Tardelli.Vamos aguardar a próxima lista,e se o eventual novo jogador vai aproveitar bem a chance.

Na posição de centroavante Jô aproveitou bem as oportunidades e se garantiu,Fred se estiver bem fisicamente também tem o seu lugar.Pato foi mal contra Zâmbia,dificilmente volta.Se Fred não estiver recuperado para os jogos de novembro um novo jogador deverá ser chamado,Diego Costa se optar pelo Brasil ao invés da Espanha pode ter a chance.Mas acho difícil tirar Jô ou Fred,se um novo centroavante jogar bem em novembro pode sonhar com a vaga aberta por Lucas.

Quanto ao time titular os favoritos são os que atuaram na Copa das Confederações.Mas Ramires pode cavar um lugar no time,principalmente na vaga de Hulk.Júlio César e Fred dependem da parte física para confirmarem lugar entre os 11,Jéferson e Jô foram bem quando utilizados e podem se beneficiar com as lesões dos titulares.Hernanes e Bernard serão alternativas muito utilizadas durante os jogos.

Sobre a forma de jogar,o time tem uma cara bem definida.Pressão forte no campo do adversário nos primeiros minutos e depois um time que joga na velocidade,tem um ritmo muito intenso.Mesmo quando marca atrás,sempre a marcação é feita com pressão na bola,para roubar e sair em velocidade,o time procura deixar o jogo em um ritmo mais acelerado,já que não tem a característica de cadenciar o jogo. Neymar obviamente é o grande diferencial,as chances de título passam muito por ele,não tem como fugir.

Neymar sabe de sua responsabilidade e de sua importância.Parece cada vez mais pronto para isso.Hoje rende muito bem tanto pelo lado,quanto pelo meio e participa de praticamente todas as jogadas ofensivas,dá assistências,faz gols,dribla,finaliza,provoca e cobra faltas.Claro que o rendimento dele passa pelo bom jogo coletivo,mas sem dúvida o Brasil depende muito do desempenho de seu camisa 10 para lutar pela taça.

3 comentários:

  1. Bruno gosto da forma como você sempre avalia os jogadores que estão "esquecidos" no futebol brasileiro. Contudo não acho que o Miranda encaixe neste time. Se me permitir, claro, foi apenas um comentario

    ResponderExcluir
  2. Bruno meu nome é Miquéias Souza estou sempre te acompanhando sou seu fã. Tenho um Blog que é o pra falar de futebol. Dá uma olhadinha se tiver tempo por favor. Mesmo se nao puder obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Miqueias,vou olhar lá sim.

    ResponderExcluir