segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Técnicos precisam se manifestar

O movimento Bom Senso FC pode ter sido um ponto de partida para melhorar algumas coisas importantes no futebol brasileiro.A questão do calendário talvez seja hoje a maior barreira para que nosso futebol seja um produto mais atraente e não digo nem para o mercado internacional,hoje existe dificuldade para levar o torcedor aos estádios.

Claro que o calendário não é o único problema.A questão das trocas freqüentes de treinador também é um grave defeito nos clubes.A grande maioria das mudanças não são feitas por convicção,muito menos por uma análise do trabalho realizado e na hora de contratar também não é avaliado o perfil de treinador que se encaixa melhor ao grupo de jogadores,não existe uma linha de trabalho.

Os técnicos brasileiros vivem sempre no limite,2 ou 3 resultados ruins já são o suficiente para que o emprego fique sob risco e isso não prejudica apenas a classe dos treinadores,mas os próprios clubes e consequentemente o futebol.

Quando é feita uma troca sem critério e sem tempo de trabalho e de preparação(aí aparece de novo o calendário),o time não evolui,talvez consiga ter um embalo inicial e some pontos suficientes para conseguir seu objetivo,normalmente escapar do rebaixamento,mas o time não cresce,ele apenas sobrevive e no outro ano passa pelo mesmo sufoco.

Os técnicos dos grandes clubes ganham muito bem,acredito até que os dirigentes pagam esses altos salários para transferir totalmente a responsabilidade de um eventual fracasso para o treinador,mas a pressão pela qual eles são submetidos é cada vez pior,vem de todos os lados,imprensa,torcida,dirigentes,jogador insatisfeito,é terrível.

O problema com Oswaldo de Oliveira no jogo contra o Grêmio fez com que alguns profissionais falassem sobre o assunto,ouvi Tite,Dorival e Muricy falando sobre essa pressão diária vivivda pelos técnicos de futebol,mas uma declaração ou outra não basta,é preciso algo maior,uma união,buscar melhores condições de trabalho.

Coisas simples como proibir um treinador de comandar mais de uma equipe no mesmo campeonato e a obrigatoriedade do pagamento do salário até o final do contrato já ajudariam muito.Um tempo maior de pré-temporada e de treinamento entre um jogo e outro também,isso talvez os jogadores consigam,mas está claro que os técnicos precisam se unir e lutar por melhores condições,seria bom para o futebol no Brasil.

2 comentários:

  1. Sim amigo concordo plenamente...mais os próprios técnicos sofrem uma pressão muito grande para concentrar e jogar mais jogos...tempo de trabalho deles é escasso, mais isso é o futebol brasileiro... sempre foi assim e eu acho que nada vai mudar...abraços de um fã seu brunão... Dorimar Rodrigues

    ResponderExcluir