segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Comentarista de futebol

A função de comentarista de futebol pode ser exercida por pessoas de estilos e idéias bem diferentes.Existem comentaristas que observam mais a parte tática,outros analisam o jogador de forma individual,existem os ex-jogadores,alguns com estilo mais boleirão mesmo e outros mais "técnicos" e existem também os que não conhecem muito,mas enrolam bem e outros que não sabem nada e criam polêmicas inexistentes para mascarar a falta de conhecimento.

Existe espaço para todos os estilos.Não tem um estilo certo,cada um faz do seu jeito,e tem público para todos os gostos.O lado jornalístico nunca deve ser deixado de lado,mas existe o lado artístico e o  lado comercial das emissoras,por isso temos que ter o cuidado de passar bem a mensagem para quem assiste,e não simplesmente falar coisas que poucas pessoas estão realmente entendendo e isso não é tão fácil.Ser analista e não ser chato,ainda mais em um esporte que envolve paixão,é uma tarefa um pouco complicada.

Eu particularmente procuro analisar o jogo mais coletivamente,está cada vez mais claro que o coletivo é fundamental para o bom desempenho individual do atleta.O talento é um grande diferencial,mas penso que um grande jogador em um time ruim pode ganhar jogos,mas não ganha campeonatos.
Não utilizo muito os números na análise,até acompanho as estatísticas,mas uso apenas as que eu considere importantes .
Sou comentarista desde 2004,tinha só 19 anos,escolhi esse caminho porque acreditava que seria melhor comentarista do que repórter e a concorrência seria menor,pelo menos na minha faixa etária na época,era algo muito raro um comentarista naquela idade,então acho que foi a melhor escolha.

No momento existe a polêmica quanto aos ex-jogadores que exercem a função,já trabalhei com alguns e não tenho nada contra,alguns deles são muito bons.
Sou contra o cara ganhar espaço só por ser ex-jogador,mesmo que não seja um bom comentarista,mas se for bom não vejo problemas.O simples fato de ter jogado futebol não quer dizer necessariamente que ele entenda de futebol.

As redes sociais mostram um outro lado da função.O lado em que o crítico fica exposto a crítica e isso não é fácil.Confesso que muitas vezes perco a paciência com isso,mas deu para entender um pouco como o jogador ou o treinador se sente quando tem seu trabalho questionado,por isso a crítica tem que ser bem feita,com argumentos,não simplesmente criticar por criticar,deu para ver como é chato receber críticas de pessoas que não sabem bem como funciona sua profissão.Por isso tem que ter esse cuidado e não simplesmente detonar o cara por uma derrota ou porque a maioria resolveu criticá-lo sem nem saber direito o motivo pelo qual está criticando.

13 comentários:

  1. Função que merece todo respeito do mundo. Pois, pouco sabem, mas exige muito estudo e conhecimento pleno do assunto. Críticas? Sempre irá ter, mas isso é o que faz o comentarista se consagrar mais e mais. Sonho de consumo de todos os jovens que amam o futebol. Parabéns, Bruno Prado e todos os comentaristas do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado,o trabalho é muito legal para quem gosta,um abraço.

      Excluir
  2. Bruno Prado eu sonho em ser comentarista ,eu sou mais de comentar sobre a escalação do time e de talentos de jogadores, e a passagem de grandes jogadores pela Europa,em minha opinião o Paulinho deveria ter ido pra Inter de Milão desdo começo....
    eu vou te fazer uma pergunta que já fiz pro Leonardo Fontes ,eu perguntei pra ele se seria uma boa o Atacante Valter do Goiás no Corinthians ele diz que não seria bom e você? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não acho que seria bom,nas atuais condições dele o Valter teria dificuldades em um time que tem os objetivos do Corinthians.

      Excluir
  3. Bacana o blógui, vou procurar acompanhar as publicações. Considero você um dos melhores comentaristas futebolísticos na TV aberta brasileira, mesmo eventualmente discordando em algumas opiniões (geralmente pontuais). As transmissões de Campeonato Italiano, Inglês e Liga Europa com a sua participação eram sempre interessantes, e inclusive tive a alegria de uma vez você ler uma tuitada que mandei numa partida entre Arsenal e City (lembro até hoje haha...).

    Enfim, parabéns pela trajetória enquanto jornalista esportivo e espero que você consiga espaço para transmitir partidas da relevância dos seus comentários. Tem bastante 'profissional' cheio de tempo de exposição mas capturando audiência meramente por 'fatores extra-campo'. Ruim para a veiculação da informação.

    Abraços e fica o convite pra visitar/conhecer o jogadadefeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, Bruno. Na minha opinião, deve-se priorizar a qualidade do conteúdo. Não adianta ser engraçado, polêmico ou ter boa/simples comunicação/expressão. Tem que ter conhecimento além do trivial. Essa é uma das coisas que eu gosto em você, por exemplo. Você fala com simplicidade, mas não deixa de aprofundar o conteúdo na fala. Isso é excelente! E no aspecto de conteúdo, eu me refiro às questões táticas, como a identificação de um 4-2-3-1, um 4-3-1-2 ou 3-4-2-1; Observar o encaixe de marcação, se é zonal, híbrido, misto ou setorizado; A intensidade; A movimentação ofensiva e defensiva; A compactação dos blocos, etc... Não só a tática, mas também as características técnicas dos jogadores.

    Quanto ao fato de ser um ex-jogador, ex-técnico ou jornalista, creio que isso não importa, desde que o mesmo consiga passar conhecimento e boa comunicação. Atingir o público-alvo é importantíssimo, mas não pode perder a qualidade, com essa "popularização", principalmente porque sem conteúdo, de nada adianta. Claro, cada um tem seu estilo, mas ao meu ver, deve-se desempenhá-lo com QUALIDADE.

    Parabéns pelo belo texto e pelo seu bom trabalho como comentarista esportivo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado João,bom ler a opinião de alguém que está entrando nessa área e começando muito bem.Também acho que a qualidade é fundamental.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Essa fruta não caiu longe da árvore,ou seja,você é tão profissional quanto ao seu grande PAPI. Sempre te vejo na RedeTV na madrUga. Você é muito sério.
    Sorria!
    Só um tikinho.
    Lily Gomes

    ResponderExcluir