sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Técnicos brasileiros

O futebol europeu está muito na frente do brasileiro.A maioria das pessoas atribui essa distância aos técnicos.Sempre ouvimos que nossos treinadores estão ultrapassados.Não tenho essa convicção.

Generalizar nunca é justo.Alguns realmente podem estar ultrapassados,mas acredito que a maioria acompanha tudo o que acontece no mundo.Asssitem os principais jogos e estão atualizados a respeito das principais equipes.

O técnico de futebol no Brasil enfrenta algumas dificuldades para fazer um bom trabalho.A principal delas é a falta de respaldo da direção.Grande parte dos dirigentes brasileiros não entendem de futebol e não tem peito para contrariar os corneteiros.Jogam para a torcida e entregam a cabeça que está ali exposta,vão pelo caminho mais fácil.

Conselheiros que não entendem absolutamente nada de futebol e que se sentem donos dos clubes acabam tendo grande influência nas decisões tomadas,principalmente nas erradas.Tumultuam,cornetam,tentam mostrar poder.

Além disso é raro ter tempo de trabalho,quase sempre é feita apenas uma recuperação física de um jogo para o outro,o calendário é apertado,fica difícil fazer um treinamento realmente proveitoso.

A imprensa também tem sua parcela de culpa.A cada duas derrotas o emprego do treinador é colocado em risco nos debates esportivos e isso faz barulho,inflama torcida,fortalece os corneteiros e os dirigentes com medo de perder o prestígio e o domínio na política do clube acabam aceitando a pressão.

Alguns vão alegar que os treinadores brasileiros ganham altos salários para suportar as dificuldades.Concordo,a média salarial dos técnicos nos grandes clubes é bem alta.Mas isso é um escudo para os dirigentes,o salário pago não sai do bolso deles e acaba justificando a cobrança em cima do técnico,tirando das costas do presidente.

3 comentários:

  1. Bruno vc nao acha que deveriam acabar os estaduais e o brasileirao ser prolongado, tendo 1 partida por semana, ate pq os estaduais estao tao chatos?

    ResponderExcluir
  2. Acho que os grandes deveriam no máximo disputar uma fase final.Se for o caso.O ideal seria que ao longo de todo ano fossem disputados o Brasileiro,a Copa do Brasil,Libertadores e Sulamericana(com times diferentes nas competições da Conmebol)

    ResponderExcluir
  3. Jogo na quarta e no fds do msm campeonato, fica carne de vaca, perde a graca aquela expectativa pelo jogo. Precisamos copiar o que e consagrado e da certo em outros paises.

    ResponderExcluir