quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pensar grande

A maratona pela qual o São Paulo está sendo submetido é absurda.Em um esporte de alto rendimento é inaceitável que um time de futebol profissional faça 4 jogos em uma semana,ainda mais com 3 viagens.

Paulo Autuori e Rogério Ceni reclamaram,o goleiro inclusive colocou parte da culpa no próprio clube que fez uma excursão para o exterior no meio do campeonato.

É verdade que quando aceitou viajar a direção do São Paulo já conhecia o calendário apertado,dava para imaginar que essa maratona de jogos aconteceria,mas outra vez não foi discutido o assunto central:o calendário.

Os jogos no exterior,principalmente contra grandes equipes da Europa,são importantes para os clubes brasileiros.No mundo de hoje é absurdo que times grandes de um país forte no futebol como o Brasil fiquem privados de enfrentar os melhores do mundo,de jogar nos principais palcos.

Está claro que passou da hora de ter um espaço reservado no calendário para esse tipo de viagem,sem a necessidade de atrapalhar o campeonato.Não tem sentido reservar 23 datas para estaduais,a maioria dos jogos das grandes equipes nessas competições são contra times bem mais fracos e aperta todo o calendário.

Alguns alegam que não vale a pena viajar para perder dos europeus,e usam o massacre do Barcelona contra o Santos como exemplo.Penso o contrário,a referência tem que ser Barcelona,Real Madrid,Bayern,ou seja os melhores.

Temos que procurar chegar perto deles,tirar lições,tentar melhorar,evoluir.Mas muitos preferem ganhar de times fracos aqui e fingir que está tudo bem.

Hoje já existe um conformismo de que os europeus são melhores e pronto.Mesmo ainda mantendo um discurso arrogante,no fundo já aceitamos que nossos clubes estão no terceiro mundo do futebol mundial.Isso é o mais cômodo.Os confrontos com europeus são raros,então nos conformamos com nosso mundinho,é mais fácil do que tentar chegar perto dos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário