segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Atlético-PR fez seu próprio calendário e se deu bem

Primeiro quero destacar o trabalho dos jogadores e do técnico Vágner Mancini e de forma alguma pretendo tirar o mérito desses profissionais.Mas o fato do Atlético ter jogado o estadual com sua equipe sub 23 tem uma grande ligação com a ótima campanha do time no Campeonato Brasileiro.

O calendário é alvo de críticas e discussões no futebol do Brasil.No ano de 2013 com a paralisação durante a Copa das Confederações e a ampliação da Copa do Brasil ficou ainda mais apertado.Raramente um time tem uma semana inteira de trabalho entre um jogo e outro.O desgaste físico aumenta,as lesões acontecem com mais freqüência e o nível técnico cai.

Sem disputar o estadual, o time principal do Atlético fez apenas 30 partidas oficiais no ano(até o dia 22/09),e no momento em que os jogos acumularam a vantagem física do Furacão fez diferença.O time arrancou,fixou entre os 4 melhores e a campanha fica ainda mais impressionante quando lembramos que trata-se de uma equipe que estava na série B no ano passado.

Outro time que tem um calendário racional em 2013 é o líder Cruzeiro,claro que apenas isso não justifica a liderança folgada,mas no campeonato mineiro um time realiza no máximo 15 jogos,enquanto no paulista por exemplo,os finalistas fazem 23 jogos.

Com o estadual mais curto os times mineiros podem fazer uma pré-temporada melhor,isso também pode ter sido um fator importante no excepcional início do Galo na Libertadores.

Como o Cruzeiro foi eliminado da Copa do Brasil,o time vai fechar o ano com 60 jogos,número próximo aos dos grandes times europeus,o Bayern que ganhou tudo na última temporada disputou 56 partidas.Já aqui no Brasil o Corinthians em 2013, até o dia 22/09,já fez 58 jogos,fará pelo menos mais 17 e se chegar na final da Copa do Brasil termina o ano com 79 jogos(lembrando que o time foi eliminado nas oitavas da Libertadores).

É óbvio que o número de jogos no calendário brasileiro precisa ser diminuído.Em 2014 isso não vai acontecer,os estaduais vão começar no dia 11/01,sendo que o Brasileiro deste ano termina no dia 08/12.Será que o exemplo dado pelo Atlético-PR vai inspirar outras equipes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário