terça-feira, 10 de setembro de 2013

Muricy volta para um São Paulo bem diferente

Quando Muricy Ramalho deixou o São Paulo em junho de 2009 o clube era completamente diferente do que é hoje.

Dentro de campo era o atual tricampeão brasileiro e agora ele pega uma equipe afundada na zona de rebaixamento.Claro que uma mudança tão radical não acontece por acaso.

Juvenal Juvêncio passou a acreditar na história do soberano,algo que deveria ser apenas uma brincadeira com os rivais foi levado a sério pela direção do clube.Passaram realmente a acreditar que tudo aconteceria naturalmente,se a coisa não andasse a culpa era do técnico.Afinal,como o cara não consegue vencer dirigindo o maior de todos?

A soberba era tão grande que muitos achavam um absurdo Muricy ganhar "só" o Brasileiro,era pouco para o soberano.E ele saiu.

Depois disso nenhum outro técnico conseguiu trabalhar em paz.Juvenal mudou o estatuto,se elegeu para um terceiro mandato,deixou de ser presidente,virou dono.O clube abriu mão de profissionais como Turíbio Leite,Carlinhos Neves e Luís Rosan,afinal no São Paulo a estrutura era o suficiente,qualquer um teria a obrigação de trabalhar bem lá,mas não era bem assim.

Juvenal foi se perdendo cada vez mais,perdeu a abertura da Copa,a briga dos direitos de televisão,perdeu a hegemonia e aos poucos o São Paulo também foi perdendo o respeito.

Trocas de técnicos,de preparadores físicos,entrevistas bizarras,afastamentos de atletas,contratações em grande quantidade e pouca qualidade.

E no terceiro mandato Juvenal colocou no comando do futebol e com todo o poder,Adalberto Baptista.O diretor teve problemas com jogadores,com comissão técnica e não mostrou competência para o cargo.Teria que fazer a ligação da direção com atletas e comissão,mas não mostrou a menor habilidade,ainda precisava aprender e conviver mais no futebol para exercer a função.

O São Paulo está em uma situação terrível.Corre sério risco de rebaixamento,mesmo com ótima estrutura física,com muito dinheiro de televisão,de patrocinadores,mas sem um bom trabalho nada funciona.

O time parou no tempo,como bem disse Rogério Ceni,e foi atropelado pelos rivais,principalmente pelo Corinthians,as coisas pararam de acontecer naturalmente e Juvenal cegado pelo poder não conseguiu achar alternativas.Poder que aliás já não parece ser o mesmo,velhos aliados partiram para a oposição que está cada vez mais fortalecida.

Um comentário: