segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Futebol está pesado e isso não é bom

O clima do futebol no Brasil está cada vez mais pesado.A exigência louca pelo resultado faz com que a cobrança seja absurda e pouco importa a qualidade dos jogos.

As pessoas não estão curtindo o futebol como um lazer ou um passeio agradável no fim de semana.Virou uma batalha,um sofrimento.Faz parte do jogo ficar nervoso,feliz ou triste durante uma partida,mas o que acontece hoje é diferente.

Basta que um time tenha uma seqüência de 3 ou 4 resultados ruins para que as cobranças comecem.Está ficando normal que jogadores sejam cobrados com ofensas e dedo apontado,a qualidade e até o caráter de profissionais são colocados em dúvida,o jogador fica impedido de sair de casa,de se divertir como qualquer ser humano.

Claro que o futebol é profissional,envolve muito dinheiro,mas isso deveria servir apenas para quem realmente trabalha com isso.O torcedor tem que curtir,se divertir,tirar sarro do amigo que torce para o rival.Hoje temos torcidas que mais fiscalizam atletas do que torcem.

Outra coisa que me incomoda é quando usam o salário do jogador para justificar cobranças exageradas,xingamentos,invasão de privacidade e até agressão.Vejo uma boa dose de inveja nesse tipo de argumento.O futebol gera muito dinheiro,então nada mais normal que as estrelas do espetáculo fiquem com grande parte desse lucro.

Espero que o futebol volte a ser visto de forma mais leve,como um lazer.Mas a tendência aponta exatamente para o lado contrário e isso desgasta o esporte e espanta muita gente dos estádios.

2 comentários:

  1. Bruno;

    Esse é um sintoma talvez até muito antigo, que vem se propagando de forma gradual por aqueles que fazem o futebol.

    A diferença entre os placares elásticos, as jogadas de efeito e a competitividade pela velocidade e força e não mais pela técnica foram os precursores de o futebol não ser mais o lazer. Ainda que precizassemos dessa profissionalização no futebol para sermos competitivos com outros países, não temos por exemplo o mesmo talento que os americanos e Europeus tem para a promoção de eventos. Hoje em dia ir a um jogo de futebol é caro, ficar lá é caro, e as vezes nem se vê o jogo em condições decentes, sendo que é muito mais legal as vezes ir a um bar, comer e assistir o jogo pela televisão. E quando o próprio esporte começa a se vender como profissional demais, vem também as cobranças, os deméritos, as críticas e tudo o mais. Claro que ninguém está certo em o fazer, muito pelo contrário. Mas o futebol como esporte mais famoso do país e como a representação pública de uma suposta grandiosidade esportiva que temos ser profissionalizado foi um golpe duro pra nossa sociedade, que esteve sempre acostumada ao amadorismo antigo, com placares elásticos, estádios simples e baratos e grandes eventos.

    De mais a mais, concordo totalmente com seu texto.

    Abs, e boa sorte com o blog.

    P.S: Não desista, leva tempo para que se seja reconhecido na internet, e você logo será.

    ResponderExcluir