quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cultura do futebol brasileiro

Quando um grande time passa por um momento ruim aparece a pergunta para o treinador sobre a sua permanência no cargo.Quase sempre essa questão vem acompanhada da seguinte introdução:"Você sabe como é a cultura do futebol brasileiro."

A cada seqüência de 3 ou 4 jogos sem vitória a competência de jogadores e técnicos são colocadas em dúvida,mesmo que esses questionados já tenham mostrado que são bons em várias outras oportunidades,e sempre a tal cultura do futebol brasileiro é citada para justificar o questionamento.

A tal cultura é colocada como se fosse algo errado,mas como as coisas funcionam assim é vista como natural.Já como parte do contexto.E isso precisa mudar.

A mudança deve partir de todos que estão envolvidos no futebol.Dirigentes,jogadores,técnicos,imprensa e torcida.No Brasil não existe planejamento que dure após o terceiro resultado ruim e passou da hora de acabar com isso.

Falando sobre a minha área,reconheço que a imprensa tem sua participação.Quando o resultado ruim aparece é imediato que nos debates esportivos o emprego do treinador seja colocado em risco.Poucas vezes é feita uma análise mais ampla sobre o assunto,quase sempre a discussão fica em cima do resultado frio.

O debate é fundamental,o futebol brasileiro tem um potencial enorme de crescimento.Mas não usa nem 10% de sua capacidade,muito por causa dessa cultura.Os times não evoluem ao longo de uma competição,apenas sobrevivem.Para evoluir é necessário tempo,e isso só existe com resultado,por mais que o clube tenha claros problemas.

A discussão sobre o futebol no Brasil precisa ultrapassar a barreira dos resultados.Passou da hora do debate ficar maior.Disuctir sobre calendário,administração do clube,linha de trabalho,planejamento realmente sério e que não seja jogado no lixo no primeiro problema.

Esse debate superficial apenas sobre os resultados favorece a incompetência do dirigente brasileiro.Eles quase não são questionados,entregam uma cabeça e fica tudo certo.

A cultura do futebol brasileiro precisa deixar de ser uma muleta para questionar o trabalho de alguém,ela deve ser mudada e revista para que as coisas realmente evoluam no nosso futebol.

Um comentário:

  1. Verdade Bruno, enquanto o time vence e fatura títulos, tudo é azul e alegria de todos; todos se sentem responsáveis pelas glórias! Mas quando tudo vai se inclinando e cai, só o treinador-técnico sofre a inglória, confesso que eu também já torci pela saída de técnico... porém lendo esse seu lúcido e consciente comentário, apesar de ser apenas uma torcedora, vou aprendendo que um técnico não pode levar a rebordosa sozinho.
    Sou uma SãoPaulinêz, estou muito feliz com o retorno do Muricy, aliás, o Rogério Ceni e o Muricy, estão tatuados na história do SOBERANO S.P.F.C.

    Tchau Bruno.
    Felicidades pra você
    Sua esposa e a
    Filhotinha Isadora!

    ResponderExcluir